Seção de Concursos
Seção de Concursos
Seção de Concursos
Editais – Microbiologia

Edital ICB.ATAC.12/2016

Abertura de Concurso para Provimento de 1 (um) Cargo de Professor Titular, em RDIDP, junto ao Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

Publicado no Diário Oficial do Estado, dia 30/08/2016  – Seção I, Pág. 134 e 135

Data de Encerramento das inscrições, 25 de fevereiro de 2017

 

O Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, Cidade Universitária “Armando de Salles de Oliveira”, Av. Prof. Lineu Prestes, 2.415, torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sua 378a. Sessão Ordinária, realizada em 24 de agosto de 2016, estarão abertas, pelo prazo de 180(cento e oitenta) dias, a contar da primeira publicação deste edital, das 10 às 12 e das 14 às 16 horas, de 2ª a 6ª.  feira, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de 1 (um) cargo de Professor Titular, em RDIDP (Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa), referência MS-6, cargo/claro de nº 207225, no Departamento de Microbiologia, na vaga decorrente da aposentadoria do Professor Doutor Ciro Ferreira da Silva, redistribuído de acordo com a Portaria GR. 6752, de 23/6/2016, com salário de R$ 15.862,33 (quinze mil oitocentos e sessenta e dois reais e trinta e três centavos), para a área de conhecimento em Ciências Biomédicas, nos termos do Regimento Geral da USP e o Regimento Interno do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, e o respectivo programa de Ciências Biomédicas que segue:

  • Aspectos morfofuncionais dos sistemas orgânicos;
  • Biologia celular, tecidual e do desenvolvimento;
  • Bases farmacológicas da terapêutica;
  • Imunidade e imunopatologia;
  • Bases da interação hospedeiro-patógeno;
  • Bioinformática e biologia de sistemas;
  • Fisiologia dos sistemas orgânicos.
  • Evolução e meio ambiente;
  • Microbiologia médica e ambiental;
  • Biotecnologia e inovação em biomedicina.

O concurso será regido pelo disposto no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade de São Paulo e Regimento do Instituto de Ciências Biomédicas.

 

1. As inscrições serão feitas na Assistência Acadêmica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, Av. Prof. Lineu Prestes, 2.415, CEP: 05508-900, São Paulo, Brasil, devendo o candidato apresentar requerimento dirigido ao Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas, contendo dados pessoais e a área de conhecimento do Departamento a que concorre, acompanhado dos seguintes documentos:

  1. memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos;
  2. prova de que é portador do título de livre-docente outorgado pela USP ou por ela reconhecido;
  3. prova de quitação com o serviço militar para candidatos do sexo masculino;
  4. título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa e a devida justificativa;
  5. documento de identidade.

Parágrafo Primeiro: Os docentes em exercício na USP serão dispensados das exigências referidas nos incisos III e IV, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial.

Parágrafo Segundo: Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências dos incisos III e IV, devendo apresentar cópia de visto temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

Parágrafo Terceiro: Caso o candidato não satisfaça a exigência do inciso II e desde que não pertença a nenhuma categoria docente da USP, poderá requerer sua inscrição como especialista de reconhecido valor, nos termos do art. 80, § 1º do Estatuto, o que dependerá da aprovação de dois terços dos membros da Congregação.

Parágrafo Quarto: No ato da inscrição, os candidatos deverão entregar a documentação comprobatória dos itens constante do memorial, acondicionada em pastas, com indicação dos números dos documentos contidos em cada uma delas, juntamente com uma lista dos referidos documentos.

 

2. As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se a decisão em edital.

Parágrafo Único: O concurso deverá realizar-se após a aceitação da inscrição, no prazo de trinta a cento e oitenta dias, após a aprovação das inscrições, segundo prevê o art. 151, § 2º, RG.

 

3. As provas constarão de:

  1. julgamento dos títulos, peso [6];
  2. prova pública oral de erudição, peso [2];
  3. prova pública de arguição, peso [2].

 

4. O julgamento dos títulos, expresso mediante nota global, deverá refletir o mérito do candidato como resultado da apreciação do conjunto e regularidade de suas atividades, compreendendo:

  1. produção científica, literária, filosófica ou artística;
  2. atividade didática universitária;
  3. atividades profissionais, ou outras, quando for o caso;
  4. atividade de formação e orientação de discípulos;
  5. atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;
  6. diplomas e dignidades universitárias.

Parágrafo Único: No julgamento dos títulos deverão prevalecer as atividades desempenhadas nos cinco anos anteriores à inscrição.

 

5. A prova pública oral de erudição será realizada de acordo com o Programa previsto neste edital, competindo à Comissão Julgadora decidir se o tema escolhido pelo candidato é pertinente ao programa da Área de Conhecimento, de acordo com os artigos 156 e 158 do Regimento Geral.

 

6. Na prova de arguição caberá a cada examinador trinta minutos para apresentar suas questões e igual tempo ao candidato para as respostas.

Parágrafo Único: Para a realização da prova, os membros da comissão examinadora, poderão apresentar questões sobre os trabalhos publicados, preferencialmente nos últimos cinco anos antes do concurso e referidos no memorial do candidato, ou sobre problemas científicos relativos à matéria em concurso ou sobre a problemática universitária em seus aspectos fisiológicos e doutrinários

 

7. O ingresso do docente em RDIDP é condicionado à aprovação pela CERT, na forma da Resolução 3533/89 e demais disposições regimentais aplicáveis.

 

Maiores informações bem como as normas pertinentes ao concurso encontram-se à disposição dos interessados na Assistência Acadêmica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, no endereço acima citado, na Home Page ou através do e-mail: acadcon@icb.usp.br, pelo telefone (0xx11) 3091-7395.

Seção de Concursos, ICB-USP