Curso de Comunicação e Divulgação Científica

Participantes do Curso, em dezembro de 2016 (foto: audiovisual)

Em 18 de dezembro de 2016, ocorreu o Curso de Comunicação e Divulgação Científica, com o intuito de introduzir os principais aspectos da comunicação, a fim de propiciar o diálogo entre os produtores da Ciência e a Sociedade, e elucidar a construção de redes de conhecimento que viabilizem protagonismo social mais amplo nos processos decisórios, assim como estimular a reflexão do papel dos facilitadores desse diálogo. O evento ocorreu no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e foi organizado pela Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do ICB. Veja as fotos do evento!

Temas como Origem e Evolução da divulgação Científica, desafios do jornalismo na era da informação a jato, e a ciência fora dos muros da universidade foram alguns dos abordados e discutidos no curso.

O evento ocorreu de forma extremamente eclética, com a participação de profissionais das mais diversas áreas. Contou com a apresentação dos professores Luiz Carlos de Abreu, Luiz Carlos de Souza Ferreira, Mikiya Muramatsu, o repórter André Biernath, o educador Carlos Antonio Teixeira, as jornalistas Cremilda Medina e Mônica Teixeira, a comunicadora Juliana Duarte Câmara, a bióloga Natália Pasternak Taschner, a assessora acadêmica, Mônica Chamorro e a doutoranda Simone Alves de Carvalho. Também contou com a apresentação de representantes da Índia, abordando a realidade e os desafios de comunicação científica em seu país.

O evento também contou com a parceria da ISCOS (Indian Science Communication Society), instituição da Índia que mantém vínculo com a USP desde 2010. Nas próximas edições do evento, cujo intuito é ser anual, a parceria da instituição indiana continuará, inclusive com a possibilidade de intercâmbio de representantes brasileiros para o país asiático.

Veja o vídeo introdutório do curso nos links abaixo: