Bases Farmacológicas para Prescrição Farmacêutica

Participantes do curso, em abril de 2017 (foto de divulgação)

O curso “Bases Farmacológicas para a Prescrição Farmacêutica” é fornecido semestralmente pelo Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Nele, profissionais e estudantes farmacêuticos têm a possibilidade de aprender sobre os fundamentos da prescrição de medicamentos em pacientes. As aulas são teóricas e ocorrem no ICB, e têm duração total de 21 horas ao longo de um mês a partir de abril. O curso está ativo desde 2015.

O farmacêutico deve orientar o paciente quanto ao uso de medicamentos, para que este ocorre de forma segura e racional (foto de divulgação)

Tendo em vista a resolução do Conselho Federal de Farmácia que autoriza o Farmacêutico a prescrever produtos isentos de prescrição médica, faz-se necessário uma série de medidas educativas que capacitem o profissional no exercício desta nova prerrogativa. Neste sentido, deve-se preparar o Farmacêutico para que ele possa prescrever racionalmente com base nas necessidades clínicas do paciente, nas evidências científicas disponíveis, em princípios éticos e em conformidade com as políticas de saúde.

O Farmacêutico, no ato da prescrição, deverá aplicar conhecimentos de fisiopatologia e farmacoterapia para oferecer serviços individualizados ao paciente, considerando suas características individuais, morbidade atual e possíveis comorbidades presentes. Para a execução deste ato profissional, o Farmacêutico deve orientar sua prática para o uso seguro e racional de medicamentos, com o propósito de obter a melhor resposta terapêutica e prevenir possíveis problemas relacionados aos medicamentos.

Professor Moacyr Aizenstein (foto de divulgação)

• Período de Realização: de 16/04/2014 até 21/05/2014 (1ª edição)
  • Período de Realização: de 08/04/2015 até 13/05/2015 (2ª edição)
  • Período de Realização: de 09/03/2017 até 06/04/2017 (3ª edição)

Maiores informações sobre a última edição:

Critérios de seleção:  Profissionais ou estudantes de Farmácia.

Critérios de Aprovação: Serão considerados aprovados os alunos com frequência mínima de 85%.

Público alvo: estudantes e profissionais farmacêuticos que já cursaram a disciplina de Farmacologia na graduação.

Local do curso: Prédio do Instituto de Ciências Biomédicas I, Av. Prof. Lineu Prestes, 1524 – Cidade Universitária “Armando Salles Oliveira”, Butantã – São Paulo – SP – CEP 05508-900

Área de Conhecimento: Farmacologia

Conteúdos/Disciplinas:  Bases farmacológicas para a prescrição farmacêutica – 3 edição (2017)

Responsável: Prof. Dr. Moacyr Aizenstein (aizenst@icb.usp.br)

Curso: Inscrições através do Sistema Apolo da Universidade de São Paulo: https://uspdigital.usp.br/apolo/ Após acessar o site, o interessado deverá clicar em “Inscrição On-line” e “Fazer inscrição”. Os alunos matriculados receberão um e-mail de confirmação entre os dias 01 e 03/03/2017.

Valor da inscrição: R$70,00

Isenções: Análise de Curriculum Vitae (área de atuação relacionada ao curso) e critério sócio-econômico (mediante envio de solicitação de isenção devidamente justificada).

Local de inscrição:  Online

Contato: Prof. Dr. Moacyr Luiz Aizenstein