Bases Farmacológicas para Prescrição Farmacêutica

Participantes do curso, em abril de 2017 (foto de divulgação)

O curso “Bases Farmacológicas para a Prescrição Farmacêutica” é fornecido semestralmente pelo Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Nele, profissionais e estudantes farmacêuticos têm a possibilidade de aprender sobre os fundamentos da prescrição de medicamentos em pacientes. As aulas são teóricas e ocorrem no ICB, e têm duração total de 21 horas ao longo de um mês a partir de abril. O curso está ativo desde 2015.

O farmacêutico deve orientar o paciente quanto ao uso de medicamentos, para que este ocorre de forma segura e racional (foto de divulgação)

Tendo em vista a resolução do Conselho Federal de Farmácia que autoriza o Farmacêutico a prescrever produtos isentos de prescrição médica, faz-se necessário uma série de medidas educativas que capacitem o profissional no exercício desta nova prerrogativa. Neste sentido, deve-se preparar o Farmacêutico para que ele possa prescrever racionalmente com base nas necessidades clínicas do paciente, nas evidências científicas disponíveis, em princípios éticos e em conformidade com as políticas de saúde.

O Farmacêutico, no ato da prescrição, deverá aplicar conhecimentos de fisiopatologia e farmacoterapia para oferecer serviços individualizados ao paciente, considerando suas características individuais, morbidade atual e possíveis comorbidades presentes. Para a execução deste ato profissional, o Farmacêutico deve orientar sua prática para o uso seguro e racional de medicamentos, com o propósito de obter a melhor resposta terapêutica e prevenir possíveis problemas relacionados aos medicamentos.

Professor Moacyr Aizenstein (foto de divulgação)

Veja mais informações na Página do Curso

Responsável: Prof. Dr. Moacyr Aizenstein (aizenst@icb.usp.br)

Público alvo: estudantes e profissionais farmacêuticos que já cursaram a disciplina de Farmacologia na graduação