Curso de Treinamento para Apresentação de Laminário de Microrganismos em Escolas

Aula com o professor Carlos Taborda, em 2016 (foto de divulgação)

O curso tem o intuito de capacitar professores de escolas publicas da Zona Norte da Cidade de São Paulo a apresentar laminas de micro-organismos em microscópios. Dessa forma, os estudantes de ensino fundamental e médio terão, através de seus professores, contato mais prático com o mundo microscópico.

O curso é inovador e representa uma iniciativa importante para o ambiente de ensino básico. Muitas escolas contam com microscópios, mas não têm a estrutura para montagem e utilização de lâminas, o que inviabiliza o uso do equipamento.

Aula do curso de microscopia, em 2016 (foto de divulgação)

O curso foi planejado para resolver esse problema. Por meio de aulas práticas e teóricas, nossos professores universitários transmitem a experiência de laboratório para os professores participantes. No final do curso, cada professor leva consigo um laminário com 8 laminas para visualização junto com seus alunos.

O curso teve sua primeira edição em 2016, e deve ocorrer anualmente no fim do primeiro semestre letivo. As vagas são limitadas e são escolhidas de acordo com critérios da Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo.

A programação do curso em 2016 foi a seguinte:

• Dia 1:
    • Manhã: Bactérias gram-negativas e positivas
    • Tarde: Fungos de importância industrial e fungos de importância médica
  • Dia 2:
    • Manhã: Esfregaço sanguíneo e Plasmodium sp.
    • Tarde: Leishmania sp e Trypanosoma cruzi

Maiores informações sobre a última edição:

Critérios de seleção: Serão selecionados apenas os Professores da Rede Pública Estadual indicados por edital pela Diretoria de Ensino Norte – 1, São Paulo

Critérios de Aprovação: Serão aprovados apenas os alunos que obtiver 100% de frequência.

Período de Realização: de 23/06/2016 até 24/06/2016

Área de Conhecimento: Ciências Biológicas

Conteúdos/Disciplinas: Treinamento para apresentação de laminário de microrganismos em escolas

Responsáveis/Coordenadora: Daniel Youssef Bargieri

Curso: Gratuito

Público alvo: Professores da rede pública estadual de ensino fundamental e médio. Os professores serão indicados pelos PCNPs (Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico) das áreas de Ciência, Biologia e Tecnologia.

E-mail: danielbargieri@gmail.com

Veja mais cursos do ICB: