Curso de Treinamento para Apresentação de Laminário de Microrganismos em Escolas

Aula com o professor Carlos Taborda, em 2016 (foto de divulgação)

O curso tem o intuito de capacitar professores de escolas publicas da Zona Norte da Cidade de São Paulo a apresentar laminas de micro-organismos em microscópios. Dessa forma, os estudantes de ensino fundamental e médio terão, através de seus professores, contato mais prático com o mundo microscópico.

O curso é inovador e representa uma iniciativa importante para o ambiente de ensino básico. Muitas escolas contam com microscópios, mas não têm a estrutura para montagem e utilização de lâminas, o que inviabiliza o uso do equipamento.

Aula do curso de microscopia, em 2016 (foto de divulgação)

O curso foi planejado para resolver esse problema. Por meio de aulas práticas e teóricas, nossos professores universitários transmitem a experiência de laboratório para os professores participantes. No final do curso, cada professor leva consigo um laminário com 8 laminas para visualização junto com seus alunos.

O curso teve sua primeira edição em 2016, e deve ocorrer anualmente no fim do primeiro semestre letivo. As vagas são limitadas e são escolhidas de acordo com critérios da Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo.

A programação do curso em 2016 foi a seguinte:

Dia 1:
– Manhã: Bactérias gram-negativas e positivas
– Tarde: Fungos de importância industrial e fungos de importância médica

Dia 2:
– Manhã: Esfregaço sanguíneo e Plasmodium sp.
– Tarde: Leishmania sp e Trypanosoma cruzi

Veja mais cursos do ICB: