Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos – EaD

Logotipo do Departamento de Farmacologia (imagem de divulgação)

O curso “Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos” é fornecido semestralmente pelo Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Nele, profissionais das áreas médica, odontológica, farmacêutica e de enfermagem têm a possibilidade de aprender sobre os fundamentos da prescrição de medicamentos em pacientes.

As aulas são teóricas e ocorrem à distância, e têm duração total de 21 horas ao longo de um mês. O aprendizado adquirido permite aos participantes tornarem-se aptos a administrar a medicação apropriada aos pacientes, em suas doses adequadas às suas necessidades, evitando dispêndios, riscos e custos desnecessários. Dessa forma, o curso possibilita que os pacientes recebam melhor tratamento, e portanto, melhor qualidade de vida.

As três edições do livro homônimo ao curso, escrito pelo professor Moacyr Aiznestein

O curso gerou um impacto tão positivo que resultou na publicação do livro Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos, escrito pelo professor Moacyr Aizenstein, docente responsável pelo curso. O livro pode ser adquirido na Internet.

Em abril de 2017, o professor Aizenstein aceitou o convite para lecionar o curso na República de Cabo Verde, ex-colônia portuguesa na África. Depois do curso, o professor visitou algumas faculdades de Farmacologia da Europa, com o propósito de trazer destes contatos material para reflexões e eventuais contribuições para o aprimoramento do ensino das Ciências Farmacêuticas no Brasil.

Professor Moacyr Aizenstein

Responsável: Prof. Dr. Moacyr Aizenstein (aizenst@icb.usp.br)

Público alvo:  profissionais e estudantes das áreas médica, odontológica, farmacêutica e de enfermagem

Veja mais informações nos links abaixo:

Site do Curso

Informações do curso EaD 2017