Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos

Logotipo do Departamento de Farmacologia (imagem de divulgação)

O curso “Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos” é fornecido semestralmente pelo Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Nele, profissionais das áreas médica, odontológica, farmacêutica e de enfermagem têm a possibilidade de aprender sobre os fundamentos da prescrição de medicamentos em pacientes.

As aulas são teóricas e ocorrem à distância, e têm duração total de 21 horas ao longo de um mês. O aprendizado adquirido permite aos participantes tornarem-se aptos a administrar a medicação apropriada aos pacientes, em suas doses adequadas às suas necessidades, evitando dispêndios, riscos e custos desnecessários. Dessa forma, o curso possibilita que os pacientes recebam melhor tratamento, e portanto, melhor qualidade de vida.

As três edições do livro homônimo ao curso, escrito pelo professor Moacyr Aiznestein

O curso gerou um impacto tão positivo que resultou na publicação do livro Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos, escrito pelo professor Moacyr Aizenstein, docente responsável pelo curso. O livro pode ser adquirido na Internet.

Em abril de 2017, o professor Aizenstein aceitou o convite para lecionar o curso na República de Cabo Verde, ex-colônia portuguesa na África. Depois do curso, o professor visitou algumas faculdades de Farmacologia da Europa, com o propósito de trazer destes contatos material para reflexões e eventuais contribuições para o aprimoramento do ensino das Ciências Farmacêuticas no Brasil.

Professor Moacyr Aizenstein

Período de Realização: de 04/04/2013 até 20/06/2013 (4ª edição)
Período de Realização: de 03/10/2013 até 31/10/2013 (5ª edição)
Período de Realização: de 06/03/2014 até 10/04/2014 (6ª edição)
Período de Realização: de 16/10/2014 até 20/11/2014 (7ª edição)
Período de Realização: de 02/09/2015 até 07/10/2015 (8ª edição)

Maiores informações sobre a última edição:

Critérios de seleção:  Análise de Curriculum Vitae.

Critérios de Aprovação: Serão fornecidos certificados aos alunos com frequência mínima de 85%.

Vagas: 60

Público alvo:  profissionais e estudantes das áreas médica, odontológica, farmacêutica e de enfermagem

Área de Conhecimento: Biomedicina

Conteúdos/Disciplinas:  Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos