Seção de Cultura e Extensão
Seção de Cultura e Extensão
Seção de Cultura e Extensão
Psicofarmacologia Clínica

Logotipo do Departamento de Farmacologia (imagem de divulgação)

O Curso de Psicofarmacologia Clínica, coordenado pelo professor Moacyr Aizenstein, tem o objetivo de oferecer a profissionais e estudantes da área de saúde informações sobre os mecanismos fisiopatológicos e bioquímicos relacionados à ocorrência de distúrbios psiquiátricos, bem como os fármacos utilizados no tratamento.

O Curso é oferecido na forma presencial e ocorre através de aulas teóricas e discussões de casos clínicos no campus principal da Universidade de São Paulo.

O Curso ocorre aos sábados ao longo de três semanas (aos sábados) através de aulas presenciais, no horário compreendido entre 09h00 e 14h00. A primeira edição do curso ocorreu em setembro de 2015.

Desde tempos imemoriais sabe-se que substâncias químicas introduzidas no organismo podem modificar estados psíquicos. Álcool, ópio, haxixe, cocaína e alucinógenos foram amplamente utilizados pelas mais diversas civilizações, associados às práticas de cura, de união com os deuses e com o sagrado, de revelações e também com objetivos puramente hedonistas.

O curso se justifica pelo fato de o uso de fármacos no tratamento de distúrbios psiquiátricos ter se tornado mais comum com a evolução e precisão dos diagnósticos clínicos. Também, o conhecimento dos mecanismos moleculares envolvidos nas ações dos psicotrópicos tem contribuído para o entendimento das bases neuroquímicas destes distúrbios, o que levou à criação de disciplinas de Biologia Psiquiátrica e Psicofarmacologia.

A Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Ciências Biomédicas apoia e divulga o curso de Psicofarmacologia Clínica.

 

Mais informações na página do curso

Responsável: Moacyr Luiz Aizenstein (aizenstein@icb.usp.br)

Público alvo: Profissionais e estudantes da área de saúde

Alcance: 50 vagas

Quantas vezes já ocorreu: três vezes (12 a 16 de setembro de 2015; maio de 2016; outubro de 2016)

Onde ocorre: Departamento de Farmacologia – ICB I


 

Seção de Cultura e Extensão - USP/ICB