Espaço Virtual – Adote uma bactéria

Página do Adote um Ensino em Microbiologia no Facebook (foto de divulgação)

O programa “Adote uma Bactéria” é uma iniciativa da professora Rita Café (ritacafe@usp.br), do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). O projeto teve início em 2013, quando a professora Rita, entediada com o método tradicional de dar aula para graduandos, decidiu aplicar uma abordagem diferente para a matéria de Microbiologia, mais interativa, com os alunos do primeiro ano de Ciências Biomédicas.

Integrantes dos grupos da primeira turma de Ciências Biomédicas, em 2013, a participar do Adote uma Bactéria. Na primeira edição, gêneros como Streptococcus, Mycobacterium e Bacillus foram estudados, discutidos e apresentados (foto de divulgação).

A abordagem consistiu no uso de uma rede social pelos estudantes e mediadores para buscar informações relevantes sobre microrganismos, e construir discussões em cima disso.

Em pouco tempo, o projeto teve um resultado acima do esperado, incentivando os estudantes muito mais a serem autodidatas e a adquirirem conhecimento profundo e relevante sobre microorganismos.

O projeto foi conduzido no Facebook em grupos fechados com acesso restrito aos alunos, mediadores e professores envolvidos. Há também uma outra subdivisão que é o Adote o Ensino em Microbiologia, que consiste em uma página no Facebook de acesso aberto ao público.

Nesta página, informações relevantes e atuais sobre microbiologia sao apresentadas às pessoas, como vacinas contra Zika vírus, microbiota humana e ambiental, medicamentos contra diversas doenças e muito mais.

O evento adquiriu um grau de importância e impacto tão grande, que não só foi apresentado em uma série de eventos nacionais e internacionais, como também serviu como exemplo para a criação de projetos similares em outros institutos, escolas e universidades.

Utilizou os recursos dessa página? Achou útil? Deixe seu feedback: