Seção de Cultura e Extensão
Seção de Cultura e Extensão
Seção de Cultura e Extensão
Espaço Virtual – Arquivo Digital de Parasitas

Pupa do mosquito Aedes spp., importante vetor de doenças virais (foto: professor Arthur Gruber)

O “Parasite Image Database” é um portal de imagens digitais de parasitas cujo projeto se iniciou em 2011, no âmbito do Programa Aprender com Cultura e Extensão, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP (PRCEU).

Peças bucais de Anocentor nitens, um carrapato de equinos (foto: Arthur Gruber)

O projeto consistiu inicialmente na digitalização do acervo de diapositivos do Departamento de Parasitologia, com imagens de parasitas artrópodes, helmintos e protozoários. A primeira versão do banco, lançada em 2012 foi publicada no endereço http://bioinfovir.icb.usp.br/parasite_db/.

As imagens em alta resolução estão todas protegidas por marcas d’água digitais e podem ser baixadas para fins não lucrativos. O Parasite Image Database é coordenado pelos professores Arthur Gruber (argruber@usp.br) e Alda Madeira (albackx@usp.br), com a colaboração do Prof. Dr. João Eduardo Ferreira, (IME/USP).

O projeto obteve bolsas do Programa Aprender com Cultura e Extensão, da PRCEU e do Programa Unificado de Bolsas da Reitoria da USP. Também contou com auxílios financeiros da PRCEU e da Comissão de Cultura e Extensão do ICB.

Professores de escolas de Ensino Fundamental e Médio podem utilizar o portal para mostrar aos seus estudantes lâminas de parasitas. O portal pode ser muito útil em aulas de biologia, no ensino de parasitologia e na introdução à microscopia.

Veja algumas das galerias de imagens:

Site original: http://bioinfovir.icb.usp.br/parasite_db/

Novo site (versão experimental): http://data.ime.usp.br/parasitedb/


Utilizou os recursos dessa página? Achou útil? Deixe seu feedback:

 










Seção de Cultura e Extensão - USP/ICB