Aniversário de 45 anos do ICB

O Instituto de Ciências Biomédicas realizou em 16 de dezembro de 2014 o evento do Ano Comemorativo ICB 45 anos. Dentre as atividades estão a apresentação da identidade visual temática, retrospectiva, apresentação musical e coquetel.

A fundação do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP)  foi consequência da reforma universitária de 1968, decretada durante ditadura militar. De modo geral, o objetivo do governo era o controle das atividades universitárias e a formação de mão-de-obra para economia.

Mudanças na estrutura universitária foram impostas, entre elas a extinção das cátedras e divisão das atividades de ensino em ciclo básico e profissionalizante. Neste contexto, com a incumbência de formar um centro das áreas básicas da saúde, docentes de outras Faculdades da Universidade de São Paulo, como a Faculdade de Medicina e Faculdade de Odontologia, tiveram que deixar os locais em que atuavam para constituir o ICB-USP.

Assim,  a identidade do Instituto foi construindo-se em um processo conturbado, porém superado pela rápida e contínua expansão de suas atividades, tornando-se em pouco tempo referência em ensino e pesquisa.

Veja a página com os eventos comemorativos de 2014

Mais informações: icb45anos@icb.usp.br