Semana do Cérebro

Professor Jackson Bittencourt, diretor do ICB, abrindo a Semana do Cérebro (foto de divulgação)

A Semana do Cérebro (Brain Awareness Week – “BAW”), é um evento que ocorre todo ano em março, desde 1995. O evento foi inicialmente promovido pela Society for NeuroscienceDana Alliance for Brain Brain Initiatives e International Brain Bee. No Instituto de Ciências Biomédicas, o evento foi organizado pela Comissão de Cultura e Extensão.

Com mais de 50 países envolvidos e 850 eventos produzidos em decorrencia da Semana, seu grande impacto é palpável no meio acadêmico. Diversas universidades no Brasil como Unifesp e UFABC, também aderiram a Semana do Cérebro – no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), o evento ocorreu três vezes, em 2015, 2016 e 2017.

O evento contou com palestras, filmes e debates sobre as funcionalidades do cérebro, novas descobertas alcançadas, quais ainda estão por vir, e como se dá o processo de mal funcionamento e degeneração do sistema nervoso. Temas importantes como o Zika vírus e seu impacto no sistema nervoso, e até mesmo explicações científicas dos “Altos e Baixos” de Amy Winehouse, foram abordados durante a rodada de palestras.

Veja aqui fotos da segunda edição no ICB (2016).

Veja aqui fotos da terceira edição no ICB (2017).

Veja o vídeo institucional da BAW, pela Dana Foundation: Veja o vídeo do professor Jean Pierre sobre Zika Vírus:

Brain Awareness Week

Programação BAW ICB

Boletim ICB

Facebook – Programação BAW 2016

Veja mais eventos do ICB: