Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Adenilson do Nascimento, da CCEx, com os monitores do ICB na SNCT de 2013 (foto de divulgação)

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um dos principais eventos de divulgação científica e tecnológica no Brasil. Pessoas de todas as idades tem uma grande oportunidade de interagir com cientistas e descobrir o que é estudado e produzido de mais interessante no país. O evento é coordenado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, conta com a colaboração das principais universidades e instituições de pesquisa do país, de escolas públicas e privadas, centros, museus, fundações de apoio à pesquisa, parques, jardins botânicos, zoológicos, secretarias estaduais e municipais, empresas, ONGs.

A Universidade de São Paulo (USP) participa no evento desde 2004. Cerca de 20 institutos e faculdades da USP apresentaram conteúdo ao publico, abordando o tema sob as mais diversas perspectivas.

Danilo Carvalho, pós-graduando no ICB, explicando aos visitantes sobre mosquitos geneticamente modificados (foto de divulgação)

Em 2016, ano da 13ª edição, o tema abordado foi “Ciência alimentando o Brasil”. Diante um dia cheio de atividades no Parque CienTec USP, o evento proporcionou a seus participantes ciclos de palestras e bate-papos sobre transgênicos, alimentação sadia, agrotóxicos, microbiota intestinal, dieta e muito mais!

Em 2017, ano da 14ª edição, o tema abordado foi “A matemática está em tudo“. Com sua primeira realização no Campus Butantã da USP, a SNCT no Instituto de Ciências Biomédicas foi repleta de atividades como palestras, exposições, jogos interativos e visitas monitoradas ao Museu de Anatomia. Integrando professores e alunos, a SNCT de 2017 proporcionou a seus participantes uma visão mais próxima do ensino e pesquisa realizados dentro da Universidade de São Paulo.

Assista ao vídeo do evento da USP no Parque CienTec:

Programação 2017  – Dias 23, 24, 25 e 26 de Outubro.

Veja as fotos da SNCT 2013

Veja as fotos da SNCT 2017

Site SNCT USP

Veja mais eventos do ICB: