Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Adenilson do Nascimento, da CCEx, com os monitores do ICB na SNCT de 2013 (foto de divulgação)

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um dos principais eventos de divulgação cientifica e tecnológica no Brasil. Pessoas de todas as idades tem uma grande oportunidade de interagir com cientistas e descobrir o que é estudado e produzido de mais interessante no país.
O evento é coordenado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, conta com a colaboração das principais universidades e instituições de pesquisa do país, de escolas publicas e privadas, centros, museus, fundações de apoio à pesquisa, parques, jardins botânicos, zoológicos, secretarias estaduais e municipais, empresas, ONGs….e você??? Vai ficar fora dessa?

Danilo Carvalho, pós-graduando no ICB, explicando aos visitantes sobre mosquitos geneticamente modificados (foto de divulgação)

Em 2016, ano da 13ª edição, o tema abordado foi “Ciência alimentando o Brasil”. Esse tema foi abordado em um ciclo de palestras e em bate-papos sobre transgênicos, alimentação sadia, agrotóxicos, microbiota intestinal, dieta e muito mais.

A Universidade de São Paulo (USP) também conta com sua participação no evento desde 2004. Cerca de 20 institutos e faculdades da USP apresentaram conteúdo ao publico, abordando o tema sob as mais diversas perspectivas.

“Esta é uma oportunidade imperdível para que crianças, jovens e adultos entrem em contato com a ciência e a tecnologia na Universidade de São Paulo. As atividades serão apresentadas em vários formatos, com diferentes conteúdos acessíveis a todas as faixas etárias”, comenta o professor Fábio Dias, diretor do Parque CienTec da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e também coordenador da programação.

E é claro! O Insituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP) não podia ficar de fora! Discutimos o assunto sob uma óptica biológica, com abordagens sobre saúde, patogenias e distúrbios relacionados a alimentação. Um exemplo, seria a palestra “Porque engordamos?”, em que foram discutidas questões sobre dietas alimentares, como a obesidade é originada e quais alimentos mais interferem na mudança de peso. Outras palestras abordaram o papel da microbiota na saúde alimentar e qual a relação do câncer e alimentação.

Mais informações: ccext@icb.usp.br

Assista ao vídeo do evento da USP no Parque Cientec:

Programação 2017  – Dias 23, 24, 25 e 26 de Outubro.

Veja as fotos da SNCT 2013

Veja as fotos da SNCT 2017

Site SNCT USP

Veja mais eventos do ICB: