Seção de Cultura e Extensão
Seção de Cultura e Extensão
Seção de Cultura e Extensão
FameLab

Os 11 finalistas do FameLab Brasil 2017, com o treinador Malcolm Love no centro © Marcos Gouvea

O FameLab é um concurso de comunicação científica onde os participantes são desafiados a transmitir complexos conceitos científicos em uma linguagem simples e de amplo e fácil entendimento. Lançado em 2004 na Inglaterra, o concurso tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores.

O evento foi adotado no Brasil em 2016, e em 2017 ocorreu a segunda edição em solo nacional. Em maio de 2017, na última edição, a aluna Pamela de Oliveira Pena, do programa de pós-graduação de Microbiologia do ICB, participou da competição, falando da importância de moléculas como proteínas para o funcionamento do organismo.

O evento no Brasil ocorre em parceria com o CNPq, a Confap, a Fapesp e o Museu do Amanhã.

Como participar? O candidato deve preencher uma ficha de inscrição com seus dados e submeter um vídeo de si próprio descrevendo um tópico em ciência ou tecnologia. Um comitê do evento seleciona os 20 melhores candidatos, os quais são convidados para apresentar pessoalmente no evento. O comitê avalia o conteúdo, a clareza e o carisma transmitidos. Dos 20 candidatos, 10 são selecionados para a fase final. O vencedor é convidado para participar da etapa internacional, em junho, na Inglaterra. As próximas inscrições serão abertas em 2018.

Quem pode participar? Estudantes regulares de pós-graduação nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Exatas ou Engenharias, com bolsa vigente até a data final do concurso.

Mais informações: FameLab Brasil

Veja a apresentação da Pamela de Oliveira Pena: Veja o vídeo da Pamela de Oliveira Pena:
Seção de Cultura e Extensão - USP/ICB