Feira de Profissões

Nossa tenda mandando ver em 2015…… (foto: CCEx)

A Feira das Profissões é um evento muito tradicional e popular na Universidade de São Paulo (USP), organizado pela Pró-Reitoria de cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (PRCEU-USP). É uma oportunidade única para estudantes que estão prestes a vivenciar a agonizante fase do vestibular e da escolha de sua futura carreira. Neste evento, que é aberto ao público e recebe mais de 8 mil visitantes por edição, os estudantes têm o contato direto com graduandos e pós-graduandos dos mais diversos cursos lecionados na USP.

Com um dos vestibulares mais difíceis e concorridos do Brasil, a USP, melhor universidade da América Latina, é o desejo de muitos vestibulandos. No entanto, diversos fatores, como a falta de conhecimento sobre as profissões e a preocupação em escolher o destino do seu futuro ainda quando jovem faz com que muitos estudantes entrem nesse mundo do vestibular ainda indecisos do que realmente querem.

………e também em 2016!!! (foto: CCEx)

Então o que é melhor do que o contato direto com pessoas que já passaram por essa agonia toda e já têm uma noção boa do que se trata o seu curso? Nada melhor do que um evento próprio para isso, para tirar todas as dúvidas, desde aquelas sobre como entrar no curso, como é o curso em si, e qual é a perspectiva para a carreira após se graduar. O USP e as profissões é o evento certo para isso!

Professor Carlos Menck, co-criador do curso de Ciências Biomédicas, conversando com os visitantes, na Feira de 2016 (foto de divulgação).

Existem dois eventos que fazem parte do USP e as profissões: a Feira das Profissões e as Visitas Monitoradas. Na Feira, os visitantes encontram tendas com pôsteres e materiais específicos para cada curso, e conta com a possibilidade de interagir diretamente com representantes do curso desejado. Também conta com orientação vocacional, excelente para aqueles mais indecisos. Nas Visitas, os visitantes têm a oportunidade única de entrar nos institutos e faculdades onde acontecem os cursos da USP, interagir com estudantes e professores, entrar em laboratórios e presenciar a rotina dos membros dali. Além de todos estes eventos, também é possível visualizar informações específicas de cada curso na página As Profissões, no site da USP e as Profissões.

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) participa da feira desde a criação de seu primeiro curso, Ciências Fundamentais da Saúde, em 2008. Na tenda do ICB, os representantes explicam aos interessados quais são os conteúdos abordados no curso, quais são as perspectivas de mercado, quais são as oportunidades e desafios que o curso oferece e muito mais.

Mais informações:

Site do programa

Página do Facebook

Vídeo da TV USP na Feira (2016)

Fotos da edição de 2015

Fotos da edição de 2016

Veja mais eventos do ICB:

untitled-2 Visitas monitoradas – USP e as profissões

Expo CIEE – Feira do Estudante