Espaço Virtual – O Cientista, a Larva e A Revolução Genética

Inauguração das esculturas em homenagem ao professor Pavan, no prédio do ICB II. No centro, o professor Jackson Bittencourt, diretor do ICB (créditos: Márcio, audiovisual)

A exposição “O Cientista, a Larva e a Revolução Genética” apresentou a vida e a carreira do pesquisador biólogo Crodowaldo Pavan, figura internacionalmente importante na área de genética. Foi um evento coordenado pela Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (CCEx – ICB USP).

Nela, professores e autoridades presentes discursaram sobre a importância do professor, e um vídeo com mais homenagens foi apresentado ao público. Ao final, foi feita uma confraternização, diante das esculturas da larva, do casulo e da mosca, elementos que representaram a pesquisa do professor.

pavan

Professor Pavan (foto de divulgação)

O evento tem como precursor a Exposição Pavan, um evento que ocorreu  em 2010 na Estação Ciência, centro fundado pelo próprio pesquisador, o homenageado do evento. No centro, foram expostos ao longo de um mês amostras de vídeos, imagens, esculturas, modelos e muito mais, especialmente representando DNA, animais e outros elementos de estudo do professor.

Um dos marcos da vida e dos estudos do pesquisador foi a descoberta dos cromossomos politênicos em larvas de um inseto do gênero Rynchosciara, em uma das suas visitas à praia de Mongaguá, no litoral de São Paulo, para coleta de drosófilas. Tais larvas surpreenderam o pesquisador não só pelo fato de apresentarem cromossomos anormalmente grandes, como também pelo fato de eles terem diferentes tamanhos e serem capazes de se duplicar, algo não predito pela biologia ate então.

Além disso, o Prof. Pavan foi gestor cientifico foi do Ministério de Ciência e Tecnologia, idealizador da Estação Ciência e membro da diretoria da FAPESP. Ele também foi preocupado com o financiamento para pesquisa e pesquisadores e introduziu a bolsa de iniciação cientifica, a fim de colocar os jovens já na graduação em contato com a pesquisa. Tal iniciativa foi pioneira na Usp e depois se estendeu para outras universidades, inclusive fora do Brasil.

Entrevista com Otávio Pavan, filho do professor Pavan

Entrevista com prof. Luiz Carlos, vice-diretor do ICB, sobre a importância do prof. Pavan

Vídeo ilustrativo da história do professor Pavan (Canal Futura)

Vídeos dos depoimentos dos professores do ICB sobre o professor Pavan