Pint of Science
picture1

Conversa sobre Ciência no Pint of Science em 2016 (foto de divulgação)

Tomar uma cerveja e aprender um pouco sobre temas interessantes, como: astrofísica, zika vírus e talvez até perguntar para alguém que consiga responder “por que, afinal de contas, ainda não temos condomínios em Marte?”. Essa é a ideia do evento Pint of Science que já aconteceu em sete cidades no Brasil (São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Dourados, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Carlos). O evento tem apoio da Comissão de Cultura e Extensão do ICB (CCEx-ICB) e da Fundação Vanzolini (FV – Poli Usp).

Natália Taschner, cocriadora do blog Café na Bancada e coorganizadora do Pint of Science, conta que o festival surgiu na Inglaterra, idealizado por dois pós-doutorados, Michael Motskin e Praveen Paul. Eles trabalharam com pesquisas em doenças neurológicas e perceberam que os pacientes e seus familiares queriam entender o que estava sendo realizado na pesquisa para a qual eles eram voluntários. Então, a dupla notou que há uma demanda da população leiga para entender a ciência. A escolha pelo ambiente informal também ajuda a “quebrar o gelo” entre cientistas e público.

A ideia nasceu na Inglaterra e ganhou o mundo. A edição de 2016 acontece entre os dias 23 e 25 de maio, em 11 países diferentes. Para muita gente a universidade é inacessível, tanto física como emocionalmente. “Se você fizer uma palestra dentro da universidade, mesmo que seja aberta para o público, as pessoas não vão querer ir até lá, sentar em um auditório que faz com que você se sinta voltando à escola, e ter o palestrante em cima de um palanque, falando em uma linguagem que ninguém entende muito bem e se sente intimidado para perguntar. Não funciona”, diz Natália.

Mais informações: ccext@icb.usp.br

Mais informações nos links abaixo:

Feira de Profissões – USP e as profissões

Visita Monitorada

Veja mais eventos do ICB: