Semana do Cérebro

Professor Jackson Bittencourt, diretor do ICB, abrindo a Semana do Cérebro (foto de divulgação)

A Semana do Cérebro (Brain Awareness Week – BAW, nome original), é um evento que ocorre todo ano em março, desde 1995. O evento foi inicialmente promovido pela Society for NeuroscienceDana Alliance for Brain Brain Initiatives e International Brain Bee. No Instituto de Ciências Biomédicas, o evento foi organizado pela Comissão de Cultura e Extensão (ccext@icb.usp.br).

O evento tem sido grandemente impactante. Mais de 50 países já se envolveram, e mais de 850 eventos relacionados ao BAW já ocorreram. Diversas universidades do Brasil, como Unifesp e UFABC, adotaram a Semana do Cérebro. No Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), o evento ocorreu três vezes, no mês de março de 2015, 2016 e 2017.

O evento contou com palestras, filmes e debates sobre as funcionalidades do cérebro, quais são as descobertas alcançadas, quais ainda estão por vir, e como se dá o processo de mal funcionamento e degeneração do sistema nervoso. Temas importantes com Zika virus e seu impacto no sistema nervoso, assim como assuntos curiosos como as explicações científicas dos “Ups and Downs” de Amy Winehouse, foram abordados durante a rodada de palestras.

Veja aqui fotos da segunda edição no ICB (2016).

Veja aqui fotos da terceira edição no ICB (2017).

Veja o vídeo institucional da BAW, pela Dana Foundation: Veja o vídeo do professor Jean Pierre sobre Zika Vírus:

Brain Awareness Week

Programação BAW ICB

Boletim ICB

Facebook – Programação BAW 2016

Veja mais eventos do ICB: