Virada Científica

Estrutura de DNA, exposta no prédio do ICB IV (foto de divulgação)

Interessado em ciência e tecnologia? Curioso para saber o que acontece dentro da USP? Gostaria de conhecer pessoalmente uma das mais importantes universidades do país? A Virada Científica é o evento certo para você!

A Virada Científica é um evento anual organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU-USP), onde estudantes, professores e funcionários da Universidade de São Paulo (USP) apresentam projetos desenvolvidos na universidade para a população de uma forma didática e interativa. Trata-se de uma oportunidade única de conhecer o que se estuda e se produz dentro da universidade. O evento recebe pessoas de todas as idade, incluindo crianças e idosos, leigos e experts.

A primeira edição da Virada ocorreu em 2014, e a segunda em 2015. O evento inclui centenas de atividades, entre oficinas, experimentos, shows, jogos, palestras, sessões de cinema e de planetário. Centenas de estudantes dos mais diversos institutos e faculdades da USP se disponibilizam para explicar, demonstrar e atrair o público com seus experimentos, teorias e perspectivas. Há atividades para todas as idades e a entrada é gratuita. A terceira edição está prevista para acontecer em 2017.

Veja fotos da segunda edição

E o ICB?

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) teve presença confirmada na Virada, com atrativos instalados no prédio do ICB IV. Nele, foram apresentadas oficinas com os temas Mosquitos Geneticamente Modificados, Anatomia Humana e do Cérebro, Biologia Molecular e DNA.

Também foi apresentado o projeto Microtodos, da professora Ligia Carvalhal, e seus jogos didáticos, como “A Casa Microassombrada”, próprios para crianças em escolas. Contamos com a presença de centenas de pessoas que visitaram o instituto, com um público altamente diversificado, desde crianças a adultos, leigos e cientistas. O evento foi aprovado por mais de 90% dos visitantes, considerado como uma excelente iniciativa.

Para mais dúvidas sobre o evento, contate a CCEx: ccext@icb.usp.br