Visita Monitorada
2

Chegada dos estudantes de Ensino Médio no ICB, na visita de 2017 (foto: Adenilson Matos, CCEx)

A Visita monitorada é um evento gratuito que ocorre anualmente em diversos institutos e faculdades da Universidade de São Paulo (USP), como parte do programa USP e as Profissões. Nela, estudantes de Ensino Fundamental (EF) e médio (EM) são convidados a visitar os diversos prédios da universidade e ver de perto como é fazer parte dela. Trata-se de uma oportunidade única para os jovens interagirem com a vida universitária e decidirem quais áreas do conhecimento mais lhe chamam atenção.

Em 2017, a USP promoveu a 10ª edição da Visita Monitorada no campus principal, na cidade de São Paulo. Nesta edição, jovens puderam conhecer os prédios da Educação Física (EEFE), Comunicação e Artes (ECA), Física (IF), Engenharias (Poli), dentre vários outros. Claro que o ICB não ficaria fora dessa.

Organizada pela Comissão de Cultura e Extensão do instituto (CCEx), o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) recebe anualmente jovens estudantes de escolas públicas e particulares para conhecer os nosso departamentos. O ICB tem recebido cerca de 80 estudantes por edição, vindos de diferentes escolas da Grande São Paulo, e o interesse pelo evento tem sempre aumentado.

Em 2015, a 8ª edição da Visita foi feita em 16 de abril, e contou com 67 participantes. Em 2016, a 9ª edição da Visita, em 18 de março, contou com um aumento do número de participantes, passando para 71. Veja as fotos da Visita de 2016 aqui.

3

Estudantes visitantes na aula prática de Fisiologia com o professor Vinícius Baldo, visita de 2017 (foto: Adenilson Matos, CCEx)

Em 2017, a 10ª edição da visita contou com jovens de quatro diferentes escolas, totalizando 80 visitantes. Nessa edição, os jovens foram separados em quatro grupos, os quais visitaram diferentes departamentos, como Anatomia, Fisiologia e Microbiologia. Um dos grupos pôde visitar o Museu de Anatomia Alfonso Bovero, recém-reformado. Esse foi o primeiro grupo de pessoas a visitar o Museu após sua reforma. Veja fotos da Visita de 2017 aqui.

Ao final da visita de 2017, os estudantes tiveram a oportunidade de participar do fechamento da Semana do Cérebro, que ocorreu no mesmo dia. Nesta, o professor Jean Pierre Perón, do Departamento de Imunologia, palestrou sobre Zika vírus e suas interações com o cérebro, e a professora Maria Inês Nogueira, presidente da CCEx, finalizou o evento com seu discurso.

O interesse dos jovens e das escolas tem sido imenso ao longo das últimas edições, e a tendência é de sempre aumentar. Vários representantes de escolas têm contatado a CCEx para inscrever seus alunos na visita. Além disso, durante o evento, os estudantes interagiram constantemente com professores e outros membros do ICB, mostrando curiosidade em conhecer melhor o instituto e seus diferentes campos de estudo.

Para mais informações, contate a CCEx: ccext@icb.usp.br

Visitas monitoradas USP e as profissões

untitled-2  Feira de Profissões

Veja mais eventos do ICB: