Exploring the NCI-60 Pharmacogenomics Dataset at the CellMiner Platform

O curso Exploring the NCI-60 Pharmacogenomics Dataset at the CellMiner Platform tem por objetivo apresentar e discutir o estado de arte das plataformas de bioinformática para análise e interpretação de dados genômicos e farmacogenômicos produzidos e disponibilizados pelo National Cancer Institute, Memorial Soan Kettering Cancer Center, Broad Institute of MIT and Harvard University e The Cancer Genome Atlas. O evento pretende ser um fórum avançado e atualizado de discussões centradas no estudo das várias modalidades de tecnologias genômicas aplicadas à pesquisa em biologia celular e molecular, fisiologia, imunologia, microbiologia e medicina. A tônica da organização será a revisão avançada de conceitos básicos de genética, farmacologia e informática com respeito a novas abordagens conceituais, métodos analíticos e direções da investigação atual nos diversos campos das ciências biomédicas. Além disso, dar-se-á grande importância em incentivar o aprimoramento de atitude dos estudantes em pontos essenciais:

1. Capacidade de aprofundar o conhecimento;
  2. Interesse pelo estudo de mecanismos de processos celulares, genômicos e bioquímicos, e não apenas na descrição de fenômenos;
  3. Capacidade de discussão lógica e criativa;
  4. Capacidade de ampliar horizontes, pensar grande e buscar novas ferramentas exploratórias no campo da biologia e medicina.

O curso pretende atender alunos de graduação, pós-graduação, jovens pesquisadores e profissionais da área que atuam nas unidades da USP e de outras instituições. A seleção de estudantes, bem como a de palestrantes nacionais e internacionais baseia-se em critérios de qualidade e mérito. Sessões de pôsteres e visitas a laboratórios serão programadas por módulos e avaliadas por convidados nacionais e internacionais. A interação multidisciplinar entre palestrantes e estudantes dará plenas condições de se consolidar em um grau elevado de maturidade conceitual e formativa. Um de nossos principais objetivos é contribuir para incrementar a visibilidade e qualidade da investigação em nosso meio, focando particularmente nas novas ferramentas de bioinformática para análise e interpretação de sequencias de DNA e suas inter-relações com os eventos bioquímicos e moleculares em células, tecidos e organismos modelos, bem como na prática da medicina translacional e personalizada.

Maiores informações sobre a última edição:

Critérios de seleção: Análise do perfil do candidato com base na justificativa de interesse no curso, projeto de pesquisa, carta de recomendação do orientador, histórico escolar e curriculum vitae.

Critérios de Aprovação: Apresentação de um projeto de pesquisa na área de bioinformática e frequência mínima de 85%.

Período de Realização: de 18/01/2016 até 22/01/2016

Área de Conhecimento: Anatomia Humana

Conteúdos/Disciplinas: Exploring the NCI-60 Pharmacogenomics Dataset at the CellMiner Platform

Responsáveis/Coordenadora: Jose Ernesto Belizario