Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão

Recursos ICB/USP

O ICB USP oferece auxílio financeiro a projetos de Extensão proposto por docentes do Instituto. Por semestre são disponibilizados R$ 1.500,00 por Departamento. A utilização do recurso deve seguir as diretrizes do Instituto de Ciências Biomédicas e da Universidade de São Paulo.

O recurso visa atender pequenas demandas, porém de fundamentais importância para a execução dos projetos.

Como fazer a solicitação?

1. Acessar o Sistema “Eventos de Cultura e Extensão” disponível na Intranet:
  2. Fazer o Login
  3. Cadastrar o evento
  4. Após o cadastro do evento, clicar na opção “Requisição”
  5. Preencher o formulário de Solicitação e encaminhá-lo à Comissão de Cultura e Extensão do ICB USP
  6. O Solicitante receberá um informativo da Comissão de Cultura e Extensão sobre a aprovação do pedido
  7. Após 60 dias da Conclusão da Atividade de Extensão, o Solicitante deve apresentar o formulário de prestação de contas à Comissão de Cultura e Extensão.

Recursos Pró-Reitoria

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, dentro de suas disponibilidades orçamentárias, apoia financeiramente as iniciativas geradas pelas deliberações dos Colegiados Superiores, como Co e CoCEx. A título de exemplo, podemos citar o envolvimento da Universidade de São Paulo na promoção, coordenação e execução de simpósios, encontros, fóruns, reuniões nacionais e internacionais que interessam à área de Cultura e Extensão, assim como o apoio às Novas Iniciativas de Cultura e Extensão originárias das Unidades, Órgãos de Integração e Superintendências.

Como pedir recursos ao fomento?

1. Inscrição do projeto pelo professor coordenador no sistema “Apolo”: www.sistemas.usp.br/apolo;
  2. Análise do projeto por um parecerista indicado pela PRCEU (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária), selecionado pela área de conhecimento CAPES;
  3. Classificação de prioridade de todos os projetos inscritos da unidade pela CCEx (Comissão de Cultura e Extensão);
  4. Reunião do Comitê de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão para homologação dos projetos;
  5. Em caso de não aprovado ou aprovado parcialmente existe a possibilidade do coordenador do projeto fazer “Pedido de Recurso” para nova análise.
  6. O “Pedido de Recurso” somente pode ser solicitado uma vez.
    Em caso de Aprovado o Coordenador deverá, ao fim da realização do projeto, dentro do prazo de 45 dias, preencher o formulário do relatório de prestação de contas;
  7. Avaliação do relatório de prestação de contas pela CCEx de sua unidade;
  8. Análise do relatório de prestação de contas por um parecerista indicado pela PRCEU (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária), selecionado pela área de conhecimento CAPES;
  9. Avaliação do relatório de prestação de contas pela Divisão Administrativa e Financeira da PRCEU (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária)
  10. Avaliação da Câmara de Ação Cultural.