Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos (EaD)

O curso “Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos” é fornecido semestralmente pelo Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Nele, profissionais das áreas médica, odontológica, farmacêutica e de enfermagem têm a possibilidade de aprender sobre os fundamentos da prescrição de medicamentos em pacientes.

As aulas são teóricas e ocorrem à distância, e têm duração total de 21 horas ao longo de um mês. O aprendizado adquirido permite aos participantes tornarem-se aptos a administrar a medicação apropriada aos pacientes, em suas doses adequadas às suas necessidades, evitando dispêndios, riscos e custos desnecessários. Dessa forma, o curso possibilita que os pacientes recebam melhor tratamento, e portanto, melhor qualidade de vida.

Período de Realização: de 27/04/2015 até 20/07/2015
Período de Realização: de 06/06/2016 até 05/09/2016
Período de Realização: de 14/08/2017 até 13/11/2017
Período de Realização: de 16/04/2018 até 16/07/2018

Maiores informações sobre a última edição:

Critérios de seleção: Ordem de recebimento das inscrições que efetuaram o pagamento da taxa de matrícula.

Critérios de Aprovação: O Curso constará de 13 temas que serão apresentados semanalmente, completando o período total de 13 semanas. Todo o material referente a cada tema abordado ficará disponível aos alunos durante uma semana, período no qual a resolução dos testes deverá ser completada. No final de cada semana, os testes serão avaliados e haverá devolutiva com explicações sobre a resolução dos mesmos. O professor poderá ser acessado através de e-mail e terá um prazo de 48 horas para responder às dúvidas e questões apresentadas. Serão fornecidos certificados aos alunos que obtiverem frequência mínima (acesso) de 85% nos temas apresentados e 70% de aproveitamento nos testes.

Público Alvo: Profissionais e graduandos da área de saúde.

Objetivo: Oferecer a profissionais e estudantes da área médica, odontológica, farmacêutica e de enfermagem que atuam na prescrição, dispensação e administração de medicamentos, os fundamentos básicos para o exercício do Uso Racional de Medicamentos.

Área de Conhecimento: Biomedicina

Conteúdos/Disciplinas:  Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos (EAD) – 2018

Responsáveis/Coordenadora: Moacyr Luiz Aizenstein (aizenst@icb.usp.br)

Curso: Pago

Valor da inscrição: R$150,00

Isenções: Análise de Curriculum Vitae (área de atuação relacionada ao curso) e critério sócio-econômico (mediante envio de solicitação de isenção devidamente justificada).

Site do Curso

Informações do curso EaD 2017