Restauração da Praça Samuel Pessoa

Praça Samuel Pessoa (foto de divulgação)

Entre as unidades 1 e 4 do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), há um espaço de convivência de estudantes, docentes e funcionários. Neste espaço, foi feita uma homenagem a uma das mais importantes figuras do cenário médico e científico brasileiro: o parasitologista e sanitarista Samuel Pessoa. A praça, que leva o seu nome, também conta com obras com base de mármore, iluminação e pintura. O espaço foi inaugurado em 2001 e reformado em dezembro de 2015, com iniciativa da Comissão de Cultura e Extensão do ICB e com apoio e financiamento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU-USP).

A cerimônia de entrega da obra restaurada aconteceu na reunião da Congregação do Instituto, no dia 7 de dezembro. Na ocasião, a presidente da comissão de cultura e extensão, Maria Inês Nogueira e o professor emérito do ICB-USP e ex-aluno do homenageado, Erney F. Plessmann de Camargo, lembraram a liderança e dedicada atuação de Samuel Pessôa no combate às doenças negligenciadas e o cuidado do médico-pesquisador e humanista com as comunidades mais suscetíveis às doenças tropicais, como a malária.

Escultura em homenagem a Samuel Pessoa (foto de divulgação)

Veja fotos da inauguração da praça em 2001 aqui.

Veja mais fotos da restauração da praça em 2015 aqui

Informações do projeto:

Responsável: professora Maria Inês Nogueira – Departamento de Anatomia (minog@usp.br)

Público alvo: comunidade do ICB

Alcance: cerca de 25 professores participaram da homenagem restauração. Diversos estudantes, professores e funcionários usam a praça como local de convivência.

Boletim ICB USP

Veja aqui a Biografia de Samuel Pessoa

Veja aqui um ensaio sobre a vida de Samuel Pessoa

Veja mais projetos do ICB:

Projetos de Extensão