Seção de Cultura e Extensão
Seção de Cultura e Extensão
Seção de Cultura e Extensão
CientificaMente

Participantes do CientificaMente de 2015 (foto de divulgação)

CientificaMente é um projeto onde docentes, estudantes de graduação e funcionários se reúnem para organizar atividades nas quais participam estudantes de ensino médio e fundamental. O projeto, criado em 2015, é coordenado pela professora Maristela Martins Camargo (mmcamar@usp.br), do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), e foi financiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU-USP).

 

O grupo organiza oficinas, palestras e visitas a empresas. A oficina tem o intuito de mostrar um pouco do mundo científico para os jovens, através da interação deles com um real laboratório, utilizando técnicas reais e corriqueiras em pesquisa. Uma das atividades criadas foi a oficina CSI, na qual os estudantes são estimulados a desvendar um crime através do uso das técnicas disponíveis no laboratório, com a tutoria dos mediadores do programa.Por consequência, os estudantes levam um conhecimento a mais em biologia e ciência, ao mesmo tempo que interagem e se divertem, tornando a ciência mais acessível.

 

Professores de Ensino Fundamental e Médio são encorajados a criar iniciativas similares em suas escolas, como ferramenta para despertar o interesse de seus alunos em Ciência e Biologia. Alguns recursos estão disponíveis abaixo para apresentar aos alunos nas escolas. Os interessados também podem contatar a professora  Maristela Martins Camargo (mmcamar@usp.br) para mais detalhes.

Mais informações sobre o projeto:

Página do Facebook

Blog do CientificaMente

 


Veja outros recursos e oficinas disponibilizados pelo CientificaMente:

 

Mapeando o Aedes
Oficina C.S.I. em casa! Parte I: Eletroforese

 


Veja mais projetos do ICB:

 

  Projetos

 

Vídeo que explica a organização do DNA dentro das células.

Oficina Como extrair DNA humano (experiência)

Porque é tão difícil resistir a um doce?

 


Utilizou os recursos dessa página? Achou útil? Deixe seu feedback:

 










Seção de Cultura e Extensão - USP/ICB