Página Principal do ICB
Página Principal do ICB
Página Principal do ICB
Escritório de Boas Práticas Científicas

Apresentação

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP criou o Escritório de Boas Práticas Científicas (EBPC/ICB), associado ao código de boas práticas científicas, ambos aprovados pela Congregação do Instituto, em seis de setembro de 2016.

Na composição do EBPC/ICB estão os Presidentes das Comissões de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Ética em Pesquisa com Seres Humanos e de Ética no Uso de Animais do ICB e a representação discente.

Entre as atividades do escritório, está previsto o oferecimento de treinamento, suporte e aconselhamento aos principais envolvidos no processo de produção de ciência, ou seja, pesquisadores, alunos e técnicos de laboratórios, sobre boas práticas científicas e a divulgação de diretrizes e de métodos para suas aplicações.

Também caberá ao escritório proceder a verificações e levantamento de indícios quando houver denúncias de possíveis desvios de condutas e práticas incorretas na atividade científica dos membros da comunidade do ICB.

 

Caderno de Laboratório do ICB

De acordo com Código de Boas Práticas Científicas deste Instituto, pesquisadores dos diferentes níveis e categorias em atividade nos laboratórios do ICB devem registrar suas atividades de pesquisa no caderno de laboratório do ICB, seguindo as normas descritas na Portaria ICB nº 16/2017, de 27 de junho de 2017.
Estão disponíveis na Biblioteca do ICB, cadernos numerados para serem usados para o registro dos experimentos. Os cadernos podem ser obtidos a partir de julho de 2017, e o caderno de laboratório do ICB passará a ser obrigatório a partir de janeiro de 2018.

Estes cadernos destinam-se a:

  • servidores docentes do ICB;
  • servidores não docentes que desenvolvam atividades de pesquisa;
  • alunos de pós-graduação de cursos do ICB e de outras unidades que desenvolvam seu trabalho no ICB;
  • alunos de iniciação científica do ICB;
  • pesquisadores e estagiários das diferentes categorias e níveis de atividade;
  • pesquisadores visitantes no ICB.

O caderno deve ser solicitado, na Biblioteca do ICB, mediante apresentação de:

  • Duas cópias do Termo de Ciência e Compromisso, preenchidas e assinadas pelo solicitante e pelo responsável pelo laboratório. Uma cópia do termo deve ser entregue na Biblioteca, no momento da retirada do caderno, e a segunda cópia deve ser entregue ao responsável pelo laboratório.

Conforme o Termo de Ciência e Compromisso, o pesquisador solicitante deve se comprometer a conduzir sua atuação de acordo com o Código de Boas Práticas Científicas do ICB-USP, e tomar ciência das Regras para o uso do caderno de laboratório e da Resolução USP 7.035, de 2014 (links abaixo).

Os cadernos serão entregues após a catalogação no sistema Dedalus.

 

O que é um caderno de laboratório ?

  • Registro cronológico permanente dos experimentos científicos. É a documentação legal dos experimentos e seus resultados.  Deve apresentar todas as ideias e procedimentos realizados durante o desenvolvimento de um projeto científico.

 

Objetivos do caderno de laboratório

  • Manter o registro diário de cada experimento que você faz, ou planeja fazer.
  • Garantir os seus direitos e os da Instituição sobre a propriedade intelectual. Os dados poderão usados por escritórios de patentes, e em casos de disputas sobre os direitos de propriedade intelectual.
  • Poder ser usado como prova de defesa em casos de denúncias de fraude em pesquisa ou plágio.
  • Permitir que pesquisadores sucessivos, trabalhando no mesmo projeto, tenham possibilidade de continuá-lo a partir do momento que você o deixou e de reproduzir os seus resultados.
  • Se alguma coisa der errado, ele deve permitir que você conclua o que aconteceu.
  • Deve servir como base para determinar a reprodutibilidade de um ensaio anterior.
  • Servir como base para a redação das publicações e dissertação/tese.

 

Downloads

 

Links

 

 

 

Acesse

 

Multimidia
Instituto de Ciências Biomédicas, USP