Página Principal do ICB
Página Principal do ICB
Página Principal do ICB
O futuro da universidade pública e da ciência no Brasil

Data: 28/11

Horário: 9h às 12h

Local: ICB III, Anfiteatro Luiz Rachid Trabulsi

 

Como parte das comemorações de seus 50 anos, o Instituto de Ciências Biomédicas da USP tem o prazer de convidar a todos os interessados para participarem de apresentações, seguido por debate com a participação da plateia, com os professores Isaac Roitman e Cristovam Buarque, em que o tema central será sobre o presente e o futuro das universidades públicas e a ciência brasileira. Será uma oportunidade única de ouvir e discutir, com duas referências da educação e ciência no país, os atuais desafios e oportunidades que se colocam à comunidade acadêmica e à sociedade como um todo. 

 

Isaac Roitman

 

Doutor em Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; pós-doutor pela Haskins Laboratories/Pace University, Hadassah Medical School, Hebrew University, University of Kent at Canterbury e University of Sussex. 

 
Foi Professor Assistente e Adjunto na UFRJ, Professor Titular na UnB, Diretor do Centro de Biociências e Biotecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e Pró-Reitor e Reitor da Universidade de Mogi das Cruzes.

 
Foi presidente e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Protozoologia e membro da Comissão Internacional da Society of Protozoology. Foi membro da diretoria, conselheiro e secretário regional da SBPC. É membro titular da Academia Brasileira de Ciência desde 1995. 

 
Foi Diretor da Avaliação da CAPES, Assessor da Presidência do CNPq, Diretor do Departamento de Políticas e Programas Temáticos da SEPED/MCT, Presidente do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Saúde do MCT, Presidente da CONAIC/CNPq, Coordenador do Grupo de Trabalho de Educação da SBPC e Presidente do Comitê Editorial da Revista DARCY. Foi coordenador de Comunicação Institucional da Secretaria de Comunicação da UnB e Subsecretário da Subsecretaria de Políticas para a Criança da Secretaria de Estado da Criança do Governo do Distrito Federal. 
Atualmente coordena o Núcleo de Estudos do Futuro da UnB. 

 
Recebeu várias homenagens, entre elas, a Medalha Nacional do Mérito Científico na categoria Comendador, Professor Emérito da UMC e da UnB e Pesquisador Emérito do CNPq.

 

 

 

 

Cristovam Buarque

 

Graduado em engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco e  Doutor em Economia pela Universidade Panthéon-Sorbonne.

 

Foi reitor da UnB, governador do Distrito Federal, ministro da Educação e  Senador por 2 mandatos. Em 2012, recebeu o título de Professor Emérito da UnB.Presidiu o Conselho da Universidade para a Paz da ONU e participou da Comissão Presidencial para a Alimentação. É membro do Instituto da Unesco de Aprendizagem ao Longo da Vida.  Membro do Conselho Consultivo do Relatório de Desenvolvimento Humano (PNUD), Vice-Presidente do Conselho da Universidade das Nações Unidas, Membro da Academia Real de Ciências Letras e Belas Artes da Bélgica e Membro-Conselheiro do Clube de Roma.

 
Cristovam publicou 33 livros sobre Economia, História, Sociologia e sobretudo Educação.

 

Publicado em 18/11/2019
118 views
Multimidia
Instituto de Ciências Biomédicas, USP