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Ouvidoria





 

O que a ouvidoria faz

Dentre as principais finalidades da Ouvidoria destacamos:

  • Receber de membros das comunidades interna e externa do ICB/USP manifestações por escrito sobre questões relacionadas à área de atuação da Ouvidoria sobre questões ocorridas no ICB/USP.
  • Procurar soluções para problemas já apresentados aos canais competentes, mas não atendidos ou não resolvidos.
  • Procurar estabelecer mediação em casos de conflitos pessoais e administrativos relacionados às atividades funcionais do ICB.
  • Excepcionalmente pode tomar atitudes proativas sugerindo a instituição de medidas ou de modificações de procedimentos com a finalidade e evitar questões futuras.

 

O que a ouvidoria não faz

1 – Informar sobre serviços prestados pelo ICB/USP nas suas variadas atribuições de Ensino, Pesquisa e Extensão. Estas informações devem ser procuradas nos respectivos setores, como por exemplo:

  • Setor Acadêmico do ICB/USP para informações sobre atividades de ensino de graduação e pós-graduação.
  • Setor Acadêmico ou Comissão de Pesquisa para informações sobre atividades de pesquisa.
  • Setor Acadêmico ou Comissão de Cultura e Extensão para informações sobre atividades de cultura e extensão.
  • Setor Administrativo para informações relacionadas à administração: vagas, concursos, compras, licitações etc.

Nos vários menus presentes na página inicial do portal do ICB/USP há links que dão acesso direto a estas informações ou aos respectivos setores que coordenam estas atividades.

2 – Atuar no atendimento de reclamações sobre serviços de qualquer natureza prestados pelo ICB antes que estas reclamações tenham sido encaminhadas aos setores e autoridades competentes.
Há uma série de entidades a quem se deve recorrer em primeira instância para a resolução de problemas, por exemplo:

Problemas relacionados a atividades de Graduação ou Pós-graduação. Devem ser encaminhados aos responsáveis pelas respectivas atividades. A seguir estão indicados os graus de responsabilidade, a partir dos níveis mais básicos até os níveis mais elevados: Coordenadorias de Disciplinas, Coordenadorias de Cursos de Graduação, Coordenadorias de Programas de Pós-graduação, Chefes de Departamentos e Conselhos dos Departamentos, Comissão de Graduação e Comissão de Pós-graduação do ICB.

É importante lembrar que de acordo com o Estatuto da USP os discentes têm representantes eleitos na maioria dos órgãos acima citados. Estes representantes têm todas as condições de apresentar problemas havidos na comunidade discente e podem ser procurados por discentes que se sentirem prejudicados ou lesados.

Da mesma forma, funcionários não-docentes devem se dirigir a autoridades da instituição havendo também participação de representantes de funcionários não-docentes na Congregação do Instituto em várias das comissões e órgãos do Instituto.

 

Como preparar manifestações para a ouvidoria

As manifestações dirigidas à ouvidoria devem:

  • ser feitas por escrito
  • ser identificadas
  • conter todas as informações necessárias para a análise do caso e, se necessário,  acompanhadas de documentação ou imagens.
  • conter informação para contacto (endereço, número de telefone ou endereço eletrônico) para que a Ouvidoria possa entrar em contacto com o querelante para solicitar informações adicionais.

É garantida a confidencialidade das informações transmitidas à Ouvidoria.

 

Ouvidor

II-Sei Watanabe (3091-7386 |  watanabe@icb.usp.br)

Instituto de Ciências Biomédicas, USP