Página Principal do ICB
Pesquisador da USP pode criar um identificador digital único

A Universidade de São Paulo (USP) se afiliou, como membro institucional, à plataforma ORCiD.

ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro, e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduossubstituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como “0000-0002-0123-208X”. Dessa forma, facilita o registro de informações de perfil, identificação, formação, vínculo institucional, financiamentos de pesquisa e publicações, entre outras funcionalidades.

A afiliação da USP à Organização ORCiD permite gerar iDs autenticados ou autenticar os ORCID iDs existentes de todos os integrantes da comunidade da USP (estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos), e recuperar tais dados de modo sistemático. Desta forma, recomenda-se que todo docente, pesquisador e estudante da USP crie e mantenha seu registro ORCiD atualizado.

No Portal do SIBi/USP encontra-se disponível maiores detalhes, bem como um FAQ onde as questões prementes são respondidas.

O tutorial de uso do ORCiD desenvolvido pelo SIBi/USP para facilitar o processo de criação do ID autenticado USP pode ser acessado aqui

Publicado em 30/05/2017
Instituto de Ciências Biomédicas, USP