Página Principal do ICB
Página Principal do ICB
Página Principal do ICB
Reciclagem

A finalidade desta comissão é conscientizar a comunidade sobre a importância da reciclagem como meio de preservar o meio ambiente, bem como mudar hábitos de conduta em relação à produção de lixo.

Reciclar significa refazer o ciclo. Permite trazer de volta à origem, sob a forma de matéria-prima, aqueles materiais que não se degradam facilmente e que podem ser reprocessados.

A reciclagem não apenas reduz a quantidade de lixo, como também recupera produtos, economizando energia, matéria-prima, além de reduzir a degradação ambiental.

 

Missão

Contribuir para a preservação do meio ambiente e a melhora da qualidade de vida do ser humano.

 

Objetivo Geral

Conscientizar a comunidade sobre a importância da reciclagem como meio de preservar o meio ambiente, bem como mudar hábitos de conduta em relação à produção de lixo.

 

Objetivos Específicos

Conscientizar a comunidade do Instituto (docentes, alunos e funcionários), sobre a importância da reciclagem no dia-a-dia;- Estimular a mudança de hábitos de uso e descarte de material reciclável;- Criar o hábito de reflexão e debate de temas sobre o meio ambiente.

 

Reciclagem de lixo

O lixo é um problema relativamente recente, já que há algumas décadas, era constituído basicamente por materiais orgânicos facilmente decompostos pela natureza. Mas com a mudança nos hábitos, o aumento de produtos industrializados e o advento das embalagens descartáveis, o lixo tomou outra dimensão e sua “composição” também mudou.

A reciclagem do lixo é um processo industrial ou artesanal de reaproveitamento de produtos já utilizados. Este material é reaproveitado como matéria-prima para novos usos.Quando se separa o lixo reciclável, economiza-se recursos naturais.

 

4 RS

Pratique os 4 Rs do gerenciamento de resíduos:

  1. Reduzir a geração de lixo. Evite o desperdício. Sempre que for possível, é melhor reduzir o consumo de materiais, energia e água, a fim de produzir o mínimo de resíduos possíveis e assim economizar recursos naturais.
  2. Reutilizar os bens de consumo. Crie maneiras de dar vida mais longa aquilo que você usa. Após a utilização de um produto, esforçar-se para seu reaproveitamento.
  3. Reciclar materiais. Devolva o que foi usado ao ciclo de produção. A reciclagem deve ser considerada para materiais que não podem mais ser reutilizados.
  4. Repensar os hábitos de consumo e de descarte em seu dia-a-dia. Encontre novas maneiras de utilização dos materiais.

 

Tempo necessário para a decomposição de alguns materiais

  • Fralda descartável biodegradável: 1 ano
  • Fralda descartável: 500 anos
  • Papel: 3 a 6 meses
  • Garrafa de vidro: mais de 1.000 anos
  • Nylon: 30 a 40 anos
  • Papelão: 1 a 4 meses
  • Lata de alumínio: não se decompõe nunca!
  • Madeira: mais de 6 meses
  • Plástico: mais de 100 anos
  • Metal: 100 a 500 anos
  • Borracha: indeterminado
  • Filtro de cigarro: 5 anos
  • Pilha: 100 a 500 anos

 

O que eu devo ou não reciclar?

 

Serviços oferecidos pela prefeitura de São Paulo para descarte de objetos/entulhos residenciais que não são recolhidos pela coleta diária de lixo urbano.

Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, restos de poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. A população pode dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. A oferta destas áreas tem sido, gradativamente, ampliada em todas as regiões da cidade. O Horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 06h00 às 22h00 e, domingos e feriados, das 06h00 às 18h00.

 

  • O Cata-bagulho é uma ação gratuita, promovida pela Prefeitura de São Paulo, realizada em todas as subprefeituras, desde 2005, e tem como objetivo impedir que materiais como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios.

As ações são programadas aos sábados e a população sempre é avisada com antecedência para deixar o material que não quer mais na porta das casas e a prefeitura passa com um caminhão recolhendo todo o material. Essa medida evita que os cidadãos se desfaçam do material de maneira indevida.
É importante lembrar que o descarte irregular é considerado crime ambiental passível de multa em R$12 mil. Caso o munícipe queira descartar algum item inservível, mas sua rua não foi contemplada na última operação Cata-Bagulho, pode solicitar que a Subprefeitura de sua região inclua a via na programação do serviço através do telefone 156 ou comparecer a um dos Ecopontos espalhados pela cidade.

 

  • O Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura de São Paulo conta atualmente com 21 Centrais de Triagem que possibilitam a geração de renda, emprego e inclusão social para cerca de 1.200 pessoas que estavam à margem da sociedade. A importância do programa não se restringe ao seu caráter social, afinal de contas, a preocupação ambiental acompanha as diretrizes que norteiam a coleta seletiva. Acesse o site.

 

Curiosidades

Você sabia?

  • Reciclar uma tonelada de papel poupa 22 árvores, consome 71% menos energia elétrica e polui o ar 74% menos do que fabricar.
  • Reciclar uma tonelada de vidro gasta 70% menos energia do que fabricar
  • A garrafa de vidro pode resistir 1000 anos à ação do tempo

 

 

Acesse

Instituto de Ciências Biomédicas, USP