Seção de Pesquisa
Seção de Pesquisa
Seção de Pesquisa
Bolsas

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

INFORME Bolsa PIBIC/PIBIT/PIBIC-EM Vigência 2018/2019

INSCRIÇÕES PARA EDITAL PIBIC/PIBITI (PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO) PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO

Edital PIBIC 2018/2019

Edital PIBITI 2018/2019

O período de inscrição do próximo processo seletivo para Bolsas de Iniciação Científica PIBIC será de 23/04/18 às 08H30 a 23/05/18 às 12H00, devendo ser realizado no Sistema Atena pelo docente ou pós-doutorando interessado. Links dos editais acima para consulta.

Informamos que o processo de seleção se aplica também aos atuais bolsistas. Portanto, quem tiver interesse em pleitear uma bolsa por mais um ano deverá ter sua inscrição cadastradas pelo orientador no Sistema Atena. A avaliação do pedido será analisada pela Comissão de Pesquisa junto com os demais candidatos.

Os orientadores interessados nas bolsas PIBIC/PIBIT deverão inscrever seus projetos no sistema Atena (Programas>Iniciação>Projetos). As instruções para o cadastro do projeto estão disponíveis no item 1.2 do manual (Programas>Iniciação>Ajuda). Não será possível cadastrar projetos que não vão concorrer às bolsas (outros fomentos ou voluntários) durante o período de inscrições, que se encerrarão às 12H00 do dia 23/05/2018.

Informações importantes que constam do novo Edital:

  1. Estar regulamente matriculado em curso de graduação (não pode estar com a matrícula trancada)
  2. Ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes
  3. Estarão impedidos de participar do processo de seleção para a vigência 2018/2019, orientadores e bolsistas com pendências na apresentação de relatórios, participação do bolsista no SIICUSP, bem como, orientadores que não atenderam às solicitações para avaliação dos inscritos e coordenação de seções e painéis no SIICUSP, quando não devidamente justificadas e aceitas pela Comissão de Pesquisa da Unidade.
  4. Bolsistas não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa. Não estar recebendo bolsa de outros programas do CNPq, da USP (exceto nos casos de bolsa/auxílio permanência: moradia, alimentação) ou de outras agências de fomento no momento da atribuição e da vigência da bolsa de Iniciação Científica.

Requisitos para solicitação de bolsa pelo Pós-Doutorando:

– vigência de cadastro no Programa de Pós-Doc deve ser igual ou superior a data de 31/07/2019.

– não possuir mais que 7 anos de doutorado.

– antes da inscrição solicitar permissão de acesso ao Sistema Atena à Secretaria da Comissão de Pesquisa pelo e-mail cpqicb@icb.usp.br até 18/05/2018.

Requisitos para inserir Alunos Externos a USP:

– os alunos de Instituições Privadas de Ensino Superior deverão enviar à Secretaria da Comissão de Pesquisa pelo e-mail cpqicb@icb.usp.br uma solicitação de cadastro contendo anexo cópia RG, CPF e Comprovante de residência todos em arquivo PDF até 18/05/2018.

– o aluno deve solicitar a sua Faculdade o Histórico Escolar atualizado que será utilizado pelo orientador para cadastrar sua inscrição no sistema Atena.

 

INSCRIÇÕES PARA O EDITAL PIBIC-EM (PROGRAMA DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE PRÉ-INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO) PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Edital PIBIC-EM 2018/2019

O período de inscrição dos projetos para o processo seletivo do Edital PIBIC-EM os orientadores interessados deverão inscrever seus projetos no sistema Atena (Programas>Pré-Iniciação>Projetos). As instruções para o cadastro do projeto estão disponíveis no manual (Programas>Pré-Iniciação>Ajuda). Não será possível cadastrar projetos que não vão concorrer às bolsas (outros fomentos ou voluntários) durante o período de inscrições, que se encerram às 12H00 do dia 23/05/2018. Link do edital acima para consulta. 

Informações importantes que constam do novo Edital:

  1. Estar regulamente matriculado, durante a vigência da bolsa, em escolas de nível médio, públicas do ensino regular, escolas militares ou escolas técnicas e não estar cursando o último ano do ensino médio no momento da implantação da bolsa.
  2. Possuir frequência igual ou superior a 80% (declaração de frequência é emitida pela escola do aluno)
  3. Estar desvinculado do mercado de trabalho
  4. Ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes
  5. Histórico Atualizado.
  6. Executar o plano de atividades com dedicação mínima de 08 (oito) horas semanais
  7. Apresentar a cada 6 meses um relatório de suas atividades com parecer do orientador
  8. Apresentar resultados no SIICUSP

 

IMPORTANTE: MAIORES INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS NOS EDITAIS 2018/2019 ANEXO.

O SISTEMA ATENA NÃO VALIDA INSCRIÇÕES INCOMPLETAS.

APÓS AS 12H00 DO DIA 23/05/2018 O SISTEMA NÃO ACEITA MAIS INSCRIÇÕES.

Comissão de Pesquisa ICB/USP

Seção de Pesquisa, ICB-USP