Relações Internacionais
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Graduação – Aluno Estrangeiro

Procedimentos para Admissão como Aluno de Graduação Intercambista

A universidade de origem do aluno estrangeiro deverá encaminhar a seguinte documentação para a Comissão de Relações Internacionais do ICB-USP:

  • Carta demonstrando o interesse institucional no intercâmbio e indicando o aluno para a mobilidade;
  • Formulário de inscrição para alunos estrangeiros preenchido pelo aluno. (baixar)
  • Carta de recomendação elaborada por um docente da instituição de origem;
  • Plano de estudos do qual constem as disciplinas que o aluno deseja cursar na USP. Verifique no sistema Júpiter as disciplinas. O ano acadêmico é dividido em 2 semestres. O primeiro semestre começa em fevereiro ou março e dura até o início de julho. É chamado de “semestre ímpar”.O segundo semestre tem início em agosto e termina em dezembro, chamado de “semestre par”.
  • Histórico escolar do nível superior reconhecido pela universidade de origem;
  • Cópia das folhas preenchidas do passaporte;
  • Curriculum vitae;
  • 1 fotos 3×4( colar na formulário de inscrição) e 1 digitalizada em formato JPG (máximo de 50 Kb).

Os documentos relacionados acima poderão ser enviados por e-mail para a Comissão de Relações Internacionais do ICB-USP ( crint@icb.usp.br ) em arquivo PDF – com a finalidade de agilizar o processo interno de análise. Entretanto, para formalizar e oficializar o pedido de intercâmbio, a documentação, devidamente assinada pelo aluno e pela instituição de origem, deverá ser encaminhada por correio para o seguinte endereço:

Relações Internacionais – Biomédicas III – Av. Prof. Lineu Prestes, nº 2415 – Butantã – São Paulo/SP – CEP 05508-900

 

Prazos

Para pleitear uma vaga de intercambista, é necessário enviar a documentação até:

  • Para o primeiro semestre (fevereiro a junho) – 05 de outubro
  • Para o segundo semestre (agosto a dezembro) – 05 de maio

 

No caso do aluno ser aceito, após a análise da solicitação, será emitida carta de aceitação. A partir do recebimento desta carta de aceite, o aluno estará habilitado a cursar as disciplinas escolhidas para o período de intercâmbio. Ela também irá compor a documentação necessária para a solicitação do visto de estudante junto à Embaixada ou Consulado Brasileiro no seu país de origem.

 

Documentos e Estadia

De posse da Carta de Aceitação, o aluno deverá submeter a documentação necessária para obtenção do Visto Temporário de Estudante (IV) junto à Embaixada ou Consulado brasileiro em seu país. A lista de embaixadas e consulados brasileiros no mundo pode ser encontrada no site http://www.portalconsular.mre.gov.br.

Destacamos que é obrigatória a apresentação do Visto Temporário de Estudante para efetuar a matrícula. Lembramos que não é possível a permanência no Brasil com Visto de Turista, tão pouco é possível mudar o status do visto depois da entrada no país.

 

Matrícula

É permitida a matrícula em disciplinas oferecidas pelo ICB-USP, desde que exista disponibilidade de vaga. Caso o aluno tenha interesse em cursar alguma disciplina oferecida por outra unidade da USP, a matrícula dependerá de aprovação prévia dessa unidade.

No ato da matrícula, serão necessárias:

  • Cópia do seguro saúde;
  • Cópia do passaporte, com Visto de Estudante (Temporário IV).

 

Conhecimento de Língua Portuguesa

A maior parte das atividades da Universidade são realizadas em português. O Centro de Línguas da FFLCH oferece semestralmente curso de Português para Estrangeiros. O aluno estrangeiro deverá informar se tem interesse em fazer o curso. Informações pelo site www.fflch.usp.br/cl ou pelo e-mail: clport@usp.br

 

Bolsas e Custos

A USP é uma instituição pública e gratuita, recebe alunos estrangeiros sem a cobrança de taxas escolares. Portanto, não oferece bolsas de estudo.

 

Registro Nacional de Estrangeiro

O aluno estrangeiro terá 30 dias a partir da entrada no Brasil no Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), junto à Polícia Federal. A CCInt USP oferece informações para auxiliar na obtenção do registro.

 

Seguro-Saúde

O aluno estrangeiro deve fazer um seguro-saúde em seu país de origem. Não nos responsabilizamos por acidentes, uma vez que é da responsabilidade do estudante providenciar o seguro antes da chegada ao Brasil.

 

Procedimentos para Admissão como Aluno de Graduação para Intercâmbios de Curta Duração

Os alunos que desejam ser recebidos nos laboratórios para período de pesquisa, desenvolvimento de projeto ou visita devem ser cadastrados como aluno intercambista – convênio de curta duração. Os documentos necessários são:

  • cópia das folhas preenchidas do passaporte.
  • histórico escolar do nível superior reconhecido pela universidade de origem com tradução simples para o português.
  • carta demonstrando o interesse institucional no intercâmbio e indicando o aluno para mobilidade.
  • carta de aceite de docente do ICB.

O aluno intercambista – convênio de curta duração receberá número USP, assim tendo regularizado seu  vínculo institucional com a USP.

 

 

Acesse

Comissão de Relações Internacionais, ICB-USP