Relações Internacionais
Relações Internacionais
Relações Internacionais
Graduação – Aluno ICB

Requisitos para Participar do Programa de Intercâmbio

  • Ter cursado ao menos 20% dos créditos totais do seu curso;
  • Comprovar conhecimento intermediário do idioma do país que irá fazer o intercâmbio.

 

O estudante poderá inscrever-se até o último semestre, desde que tenha créditos para cumprir quando voltar do intercâmbio. Algumas instituições estrangeiras requerem que o estudante tenha completado no mínimo o segundo ou o terceiro ano do curso.

Em relação ao idioma, para as escolas em que as aulas são ministradas em língua inglesa, o estudante poderá ter que apresentar o TOEFL ou IELTS. A pontuação pode variar conforme a Instituição de Ensino Superior conveniada. Em alguns casos não é necessário o exame de proficiência, apenas a apresentação de certificado de conhecimento intermediário.

A seleção para intercâmbio será efetuada pela CRInt-ICB conforme critérios definidos por cada uma das instituições conveniadas.

Atenção: Não faz parte dos objetivos do Programa de Intercâmbio da CRInt-ICB o aprendizado de um idioma, mas sim seu aprimoramento.

 

Período de Intercâmbio

Seis meses, podendo ser prorrogado para até dois anos, não ultrapassando 4 (quatro) semestres, conforme Resolução CoG nº 4974/02.

 

É de responsabilidade do estudante

  • Conseguir o visto do país no qual irá realizar o intercâmbio;
  • Comprar a passagem aérea de ida e volta;
  • Providenciar hospedagem (algumas instituições estrangeiras possuem hospedagem em seus campi e outras não. Porém, todas oferecem algum tipo de assistência para que o estudante consiga hospedagem);
  • Escolher as disciplinas a serem cursadas;
  • Arcar com todas as despesas de hospedagem, alimentação e transporte. A Instituição conveniada responde pelo oferecimento das disciplinas cursadas.

 

Aproveitamento de Créditos

Para revalidar os créditos obtidos em disciplinas obrigatórias, o programa de disciplinas com o conteúdo e a carga horária da Instituição Estrangeira de Ensino Superior deverão ser submetidos à Comissão de Graduação do ICB. Os alunos devem apresentar o certificado de aprovação das disciplinas.

 

Observações

  • No caso de consultas individuais, os documentos devem ser providenciados com uma antecedência mínima de seis meses em relação ao período acadêmico da universidade destino.
  • O aluno deve visitar a página eletrônica da universidade de destino, com a finalidade de verificar o que é exigido e oferecido por ela.
  • Em hipótese alguma, a USP tampouco a CRInt-ICB arcam com as despesas pessoais ou de transporte do estudante durante seu período de intercâmbio.

 

 

Acesse

Comissão de Relações Internacionais, ICB-USP